cirurgia de Patela

A cirurgia de patela é um procedimento realizado para tratar lesões ou instabilidades na rótula (patela) do joelho. Vou explicar detalhadamente como essa cirurgia é conduzida e quais são as principais técnicas utilizadas.
O que é a luxação da patela?
A luxação da patela ocorre quando a rótula se desloca de sua posição normal na tróclea do fêmur. A tróclea é a superfície articular na extremidade inferior do fêmur, permitindo o movimento suave da patela durante a flexão e extensão do joelho. Essa condição pode ocorrer de forma única (primo luxação patelar) ou de maneira recorrente (luxação recidivante da patela).
Causas da luxação da patela:
Existem várias causas que podem levar à luxação da patela:
- Patela alta: Quando a patela está em uma posição mais elevada devido ao tendão patelar ser mais longo. A tróclea rasa também pode agravar essa condição, favorecendo o deslocamento da patela e aumentando o risco de luxação.
- Lesões traumáticas: Quedas, torções ou impactos diretos no joelho podem resultar em luxação da patela. Atividades esportivas com movimentos bruscos também contribuem para essa lesão.
- Ângulo Q aumentado: O ângulo Q do joelho mede o ângulo entre os músculos quadríceps e o tendão patelar. Um joelho desalinhado está mais suscetível a desgaste excessivo e condições dolorosas, incluindo a luxação da patela.
- Predisposição anatômica: Alguns grupos têm maior predisposição, como atletas, dançarinos, adolescentes e mulheres devido a características específicas das articulações e ligamentos.
Técnicas cirúrgicas para tratar a luxação da patela:
- Reconstrução do ligamento patelofemoral medial: Nesse procedimento, um enxerto do tendão do próprio paciente é utilizado para estabilizar a patela. O objetivo é corrigir o alinhamento e evitar futuras luxações.
- Banda de tensão: Essa técnica une os fragmentos ósseos, utilizando a força do músculo para mantê-los juntos.
- Cerclagem: Em fraturas graves com muitos fragmentos, um fio de aço envolve a patela para estabilizá-la.
- Patelecomia parcial: Para fraturas no polo superior ou inferior da patela, parte do osso é removida e os tendões são amarrados para restabelecer a função.
Prevenção e reabilitação:
Além do tratamento cirúrgico, a prevenção e a fisioterapia são essenciais para a recuperação completa.


conheça mais sobre o
dr. alexandre campello
Em mais de trinta anos de formação realizou cerca de seis mil cirurgias, muitas delas em esportistas amadores, outras, em atletas de alto nível que integraram equipes de futebol de todo Brasil e da seleção Brasileira.
No Club de Regatas Vasco da Gama, operou inúmeros atletas de alto nível de diversas modalidades esportivas, mas principalmente, do futebol.
Atualmente segue sua missão de, a cada dia, buscar o melhor no tratamento e recuperação do trauma esportivo e das patologias do joelho. Participação atuante em viagens; congressos; simpósios e palestras, nacional e internacionalmente; bem como, a contribuição na formação de inúmeros profissionais, desde novatos até a qualificação desses, hoje, também referências na área da ortopedia.
procedimentos oferecidos
CIRURGIAS QUE PERFORMAMOS.
Artroscopia
Visão direta para meniscos, ligamentos, cartilagem e outras estruturas no interior do joelho.
Cirurgia de Menisco
Meniscectomia parcial ou reparo/sutura do menisco.
CIRURGIA DE PATELA
Cirurgia para instabilidade (ou luxação) da patela.
LCA
Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior.
Ruptura de tendão Calcâneo
A cirurgia para ruptura do tendão calcâneo pode ser necessária em casos de ruptura total do tendão.
Ruptura de tendão patelar
A cirurgia para ruptura do tendão patelar é indicada para restaurar a função do joelho.
MEMBROS SUPERIORES
Cirurgia para membros superiores, em especial ossos do antebraço e úmero.
MEMBROS INFERIORES
Cirurgia para membros inferiores, em especial tornozelo, fêmur e tíbia.
OSTEOTOMIA DE TÍBIA
Correção do alinhamento do membro inferior.
PRÓTESE DE JOELHO
Cirurgia para a substituição da superfície articular do joelho por uma prótese.
LESÃO CONDRAL
Cirurgia para lesão de cartilagem.
LCP
Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior.